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As inscrições para o curso “Prevenção e Intervenção ao Bullying: Respeito é Bom, Bullying é Crime!” foram prorrogadas até esta quinta-feira (22). O curso é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). A ação faz parte do plano traçado pelo Governo do Estado para combater o bullying e é destinada a profissionais de Educação e demais funcionários das Escolas da Rede Estadual de Ensino, bem como conselheiros escolares, técnicos das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) e da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Estão sendo oferecidas mil vagas, sendo 50 vagas para cada GRE, 200 vagas para a 1ª GRE em João Pessoa e 200 para a 3ª da GRE, em Campina Grande. As aulas, ministradas a distância, começam no dia 23 deste mês e seguem até o mês de dezembro. As inscrições para o…

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A partir de agora, esse será nosso espaço para conversar sobre temas pertinentes à educação e ao futuro dos nossos jovens. Tenho a oportunidade de trabalhar junto ao UOL para falar com os nossos adolescentes e vestibulandos, através dos vídeos em que esclareço dúvidas que eles têm em relação ao próprio Projeto de Vida. Nessa nova coluna, destinada aos responsáveis pela formação educacional e pessoal das novas gerações, o livro “Como Ensinar Bem – a crianças e adolescentes de hoje” (São Paulo: Esfera, 2013) guiará o nosso diálogo, trazendo questões relevantes para o contexto educacional brasileiro. É uma grande honra poder compartilhar as reflexões, inspirações e achados de mais de 20 anos de prática docente junto a crianças e adolescentes. Quando iniciei minha trajetória como educador, era um jovem recém-formado de 22 anos, prestes a me tornar um profissional, orientador educacional e professor de psicologia. Papéis que me desafiariam a valorizar…

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As ideias presentes neste texto assentam suas bases no livro As Fronteiras da Epistemologia, do professor Luiz Carlos Bombassaro, o qual nos remete às primeiras formulações acerca do tema, mas que ora, partindo de outras leituras e de nossas próprias, nos arriscamos a ampliar, partido principalmente das formulações de Vygotsky, acerca da teoria sócio-histórica. Consideremos para início dessa exposição o significado da palavra conhecimento. Segundo Cruz (2002), para a filosofia existem dois tipos de conhecimento, o conhecimento vulgar ou conhecimento do senso comum que é o conhecimento do que, e o conhecimento científico, que é o conhecimento do por que. Para o autor, a diferença entre esses dois tipos de conhecimento não está nos objetos conhecidos, mas no modo de conhecê-los. Reside principalmente no conhecimento das causas, já que o conhecimento vulgar apenas constata a ocorrência dos objetos, enquanto que o conhecimento científico sabe o porquê eles existem. É comum associarmos conhecimento como…

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Reitor honorário e professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o português António Nóvoa vê nas universidades brasileiras pouco compromisso com a formação de professores para a educação básica. Por conta disso, o sociólogo defende a criação de um “lugar institucional que assuma a responsabilidade de formar professores”. O pensador vai estar no sábado no Educação 360, realizado pelos jornais EXTRA e “O Globo”. Qual é o problema central na formação dos professores? O Brasil tem um sistema de formação de professores que precisa de alterações profundas. Por um lado, há um conjunto de boas universidades, sobretudo públicas, mas que não têm assumido um compromisso forte com a educação básica. Nelas, a formação de professores está muito fragmentada, entre diversas licenciaturas, lecionadas em diferentes institutos e faculdades, tornando impossível dar uma coerência à formação docente. Por outro lado, há uma realidade muito problemática que é a forma…

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A partir de agora, esse será nosso espaço para conversar sobre temas pertinentes à educação e ao futuro dos nossos jovens. Tenho a oportunidade de trabalhar junto ao UOL para falar com os nossos adolescentes e vestibulandos, através dos vídeos em que esclareço dúvidas que eles têm em relação ao próprio Projeto de Vida. Nessa nova coluna, destinada aos responsáveis pela formação educacional e pessoal das novas gerações, o livro “Como Ensinar Bem – a crianças e adolescentes de hoje” (São Paulo: Esfera, 2013) guiará o nosso diálogo, trazendo questões relevantes para o contexto educacional brasileiro. É uma grande honra poder compartilhar as reflexões, inspirações e achados de mais de 20 anos de prática docente junto a crianças e adolescentes. Quando iniciei minha trajetória como educador, era um jovem recém-formado de 22 anos, prestes a me tornar um profissional, orientador educacional e professor de psicologia. Papéis que me desafiariam a valorizar…

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